Responsabilidades da liderança do projeto de cuidado

“Sucedeu que, acabando todo o povo de passar o Jordão, falou o SENHOR a Josué, dizendo:
Tomai do povo doze homens, de cada tribo um homem; E mandai-lhes, dizendo: Tirai daqui, do meio do Jordão, do lugar onde estavam firmes os pés dos sacerdotes, doze pedras; e levai-as convosco à outra margem e depositai-as no alojamento em que haveis de passar esta noite. Chamou, pois, Josué os doze homens, que escolhera dos filhos de Israel; de cada tribo um homem;
E disse-lhes Josué: Passai adiante da arca do Senhor vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante uma pedra sobre o ombro, segundo o número das tribos dos filhos de Israel; Para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que significam estas pedras? Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do Senhor; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel. Fizeram, pois, os filhos de Israel assim como Josué tinha ordenado, e levantaram doze pedras do meio do Jordão como o Senhor dissera a Josué, segundo o número das tribos dos filhos de Israel; e levaram-nas consigo ao alojamento, e as depositaram ali.
Levantou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar onde estiveram parados os pés dos sacerdotes, que levavam a arca da aliança; e ali estão até ao dia de hoje.”
Josué 4:1-9

Na liderança de Josué o povo precisava atravessar o rio Jordão para chegar a Jericó. O Eterno deu instruções para essa travessia:

  • Separar doze homens, um de cada tribo de Israel
  • Cada um iria tirar do meio do Jordão uma pedra.
  • Eles iriam retirar uma pedra do leito do rio, que estaria perto da Arca que os sacerdotes estavam levando
  • Cada um deles teria que carregar essa pedra no ombro até o outro lado da travessia.
  • Elas seriam carregadas até o acampamento. Foram assentadas e delas se erigiram um monumento, um marco, do sobrenatural do Eterno.
  • Elas seriam permanentes pois testificariam o feito daquele dia.
  • Os sacerdotes que carregavam a arca da aliança permaneceram no meio do Rio Jordão até que todos atravessassem

Ninguém ficou para trás: todo o povo atravessou o Rio.

Lições da Palavra de Deus:

1. “separe doze homens um de cada tribo”.

Somos 11 distritos em nossa 5ª região e Deus nos deu a estratégia de convidar uma mulher de cada distrito para ser a líder junto às esposas dos distritos.

2. “tirar 12 pedras do meio do Jordão”

Uma pedra por cada tribo. Temos a escolha de trazer para perto de nós uma mulher que irá nos auxiliar e também ensinamos liderança ao caminharmos juntas.

3. “Voltem até o meio do Jordão e fiquem diante da Arca”

Precisamos recordar aquilo que nos motivou a estarmos juntas na caminhada do cuidado.

4. “ ponham a pedra nos ombros”:

Responsabilidade de trabalhar para cada esposa de pastor sensibilizar para estarem juntas nessa caminhada.

5. Peso da pedra:

Somente você vai saber o ato ela é pesada pois a tarefa de carregar a pedra é sua. O Projeto Cuidar exige uma responsabilidade que somente você como líder pode carregar no sentido de assumir as funções que ele exige de você.

  1. O que significam essas pedras? Elas são uma lembrança perpétua. Um monumento. Um memorial. O Projeto Cuidar vai continuar sendo instrumento de benção na vida das esposas de pastor.
  2. Todo o povo atravessou o Rio Jordão, ninguém ficou para trás. A missão do Projeto Cuidar é que cada esposa de pastor da 5ª região esteja inserida e sendo cuidada por outras esposas dentro da visão do grupo de apoio e de mentoria.
  3. Cada uma de nós, como liderança nos distritos, precisamos nos envolver na vida das nossas irmãs esposas de pastor.
  4. O Projeto Cuidar oferece um trilho por onde podemos oferecer o cuidado, apoio, mentoria, acompanhamento, amizades, vínculos sendo formados a partir de encontros que são intencionais. Tem propósito de ajuda e de fortalecimento na direção do Espírito Santo de Deus para servimos ao nosso Deus que nos vocacionou para essa caminhada pastoral.
  5. A nossa vocação nessa terra é glorificar, trazer glória ao nome de Deus através de nossas vidas. Que Ele seja honrado através do nosso viver!

Marta Lago – Coordenadora do Projeto Cuidar

Gostou desse artigo? Passe adiante!

Compartilhar no facebook
Compartilhar
Compartilhar no twitter
Compartilhar
Compartilhar no linkedin
Compartilhar
Compartilhar no pinterest
Compartilhar