Pesquisar

Poder para recomeçar

Cada vez que medito nas palavras de impacto que Jesus proferiu aos seus discípulos, momentos antes de sua ascensão aos céus, fico maravilhado. O evangelista Lucas relata que estando eles reunidos, Jesus disse: “quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra” (At 1.8 – BTLH). Também imagino o que eles estavam sentindo. Poucos dias antes, os discípulos experimentaram um turbilhão de emoções, sentimentos como: decepção, medo, ansiedade, frustração, tristeza e abandono. Após a ressurreição, Cristo convive com eles por mais 40 dias, tempo suficiente para renovar a esperança, a fé e o propósito. Agora, os discípulos se enchem de coragem e disposição, quem sabe até desejando que Jesus não mais os deixasse.

Mas os pensamentos de Jesus são diferentes, muito mais elevados que os pensamentos dos discípulos. E, é nesse misto de expectativas, que Jesus se despede deles, não sem antes trazer-lhes uma palavra animadora. Eles receberiam o poder do Espírito Santo.

Quer algo melhor que isso? Era tudo o que os discípulos mais precisavam, o que mais desejavam. E o Espírito veio no dia de Pentecostes (At 2.1-13).

Quando Jesus prometeu o poder do Espírito Santo na vida dos discípulos, Ele estava dando uma nova oportunidade para eles. Esse poder do Alto era a possibilidade de recomeço em suas vidas, em suas jornadas já iniciadas, mas não completadas.

O que você e eu precisamos recomeçar hoje? Há algo que foi iniciado e ficou para trás? Uma tarefa, um relacionamento, um serviço em prol do Reino?

Não importa. Quem sabe este tempo de quarentena seja a oportunidade para um recomeço. Os discípulos aceitaram este desafio e sabemos o que aconteceu na história da Igreja.

Podemos ser cheios do Espírito quando abrimos o coração para Ele; quando o fogo arde em nós permanentemente.

O fogo é o Espírito Santo de Deus. Foi o símbolo visto pelos discípulos no dia de Pentecostes: línguas como de fogo desceram sobre cada um deles.

E quando isso aconteceu, foram capacitados de poder (dúnamis), para anunciar o Evangelho, indo por todos os lugares ministrando esperança e recomeços para muitas pessoas, a começar por eles!

João Francisco Ricardo Baptista, pastor na IM em Adamantina (SP)

Gostou desse texto? Passe adiante!

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar