A didática de Wesley sobre a salvação

A salvação sempre foi o tema central nos ensinos de John Wesley, em suas práticas e em toda sua vivência religiosa. Seu zelo pela salvação começa por sua própria vida; não somente pela sua, mas por todas as almas viventes que Deus criou para que, por meio delas, seja Ele, Deus, glorificado.Wesley cuidava em fazer tudo o que diz respeito à piedade, misericórdia, justiça e caridade, visando à salvação, mesmo não a sentido, não a tendo como certa, ou seja, não sentia a alegria da mesma, em razão de sua consciência, o fazer, o perceber que faltava algo além, apesar de seus esforços. A plena confiança e o fervor de estar salvo em Cristo, que ele percebia em outros contemporâneos, era o que ele tanto buscava sentir e viver (Sl 51.12).

No entanto, ainda que vivenciasse essa crise de consciência, sua facilidade de comunicar a salvação, expor sua mensagem de libertação às almas, era muito produtiva. Sua didática era prática, ia de encontro às necessidades da sociedade; e apesar de muitos opositores, não se cansava em procurar libertar os/as oprimidos/as de suas mazelas, visando sua necessidade biológica, integridade social e liberdade/libertação espiritual.

Tudo isso se tornou mais intenso e eficaz, a partir do momento em que sua comunhão com o Salvador Jesus Cristo, marcou sua vida. E isso se deu por ouvir a Palavra com fé e perceber seu coração arder, aquecer-se pela presença da graça, pelo Espírito Santo. Desde então, suas mensagens se tornaram mais vivas do que nunca, deixando um legado no reino de Deus, até mesmo para os dias atuais, alcançando o “mundo”, sendo referência de vida espiritual e eclesiástica.

Seu método de ensino prevalece até o tempo presente, não só pela sua boa didática, mas por ter sido dirigido pela sabedoria de Deus e pela unção do Espírito Santo.
Que possamos seguir pela fé em Deus e seu Filho Jesus Cristo, na mesma devoção e fervor do Espírito, e no espírito, adorando, amando e servindo com todas as nossas forças ao Senhor, nosso Deus.

Venhamos, pois viver, não apenas relembrando a história de Wesley, mas vivendo com o coração aquecido intensamente. Para que assim como ele, nossos frutos possam glorificar a Deus e deixarmos um bom legado para as gerações do futuro. Amém!

“A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão”

John Wesley

Fraternalmente,
Admilson Araujo Leite, pastor na IM em Avaré (SP)

Gostou desse artigo? Passe adiante!

Compartilhar no facebook
Compartilhar
Compartilhar no twitter
Compartilhar
Compartilhar no linkedin
Compartilhar
Compartilhar no pinterest
Compartilhar