O metodismo entende que a fé em Cristo, que liberta da escravidão do pecado, nos deixando livres para, em amor, fazer a vontade do Pai, também nos coloca em movimento, nos transformando para sermos agentes de transformação nesse mundo tão caótico e necessitado. Essa prática, de associar a fé em Cristo, o amor a Deus e o serviço às pessoas, nos identifica como verdadeiros cristãos, conforme o evangelho de João 13:35 “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”
Esse amor e cuidado se expressa e se desenvolve por meio de braços acolhedores, mãos estendidas, olhos que enxergam o outro, corações sensíveis à necessidade alheia, pés que caminham com firmeza, pisando estruturas e sistemas escravizantes e opressores, anunciando evangelho do Reino e a salvação em Cristo Jesus.
O metodismo, a semelhança da comunidade apostólica, não se satisfaz em apoiar e servir, apenas os que pertencem à comunidade da fé, temos um compromisso e parceria com Deus em Sua missão de salvar o mundo em todas as dimensões da vida. A vida que vivemos em comunidade da fé, que nos nutre e nos fortalece, também nos inspira para assumirmos nosso papel de testemunhas àquelas e àqueles que ainda não conhecem nem desfrutam do amor de Deus!
Pr Wladimir Rossi – IM em Vila Joaquim Inácio (Campinas/SP)
Fontes: Plano Regional de Ação Missionária 5ª RE – PRAM e Momentos Decisivos do Metodismo. Prof. Duncan Alexander Reily – Imprensa Metodista