A ordem da toalha

Toda liderança que primeiramente não se submete a Cristo e a seu Evangelho, certamente será tirânica. Tal liderança, no lugar de autoridade, exercerá o autoritarismo; em vez de diálogo, usará a imposição da força. Seu olhar não focará pessoas como são, antes, em cada ser humano enxergará números, cifras, degraus para alcançar seus projetos. Ainda que fale em Cristo, seus atos a distanciam dele.

“levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu- se com ela.” (Jo 13.4).

Quem conhece as Escrituras, e é conhecido/a pelo Espírito que o/a inspirou e nos ensina, sabe que a metodologia do Mestre, que veio do Alto, é de baixo para cima, todavia, coloca acima os/as que, segundo os seus ensinos, humildemente se postam abaixo. Tal metodologia, há dois milênios, vem constrangendo corações, subvertendo sistemas humanos, pois transforma servos/as em senhores/as e senhores/as em servos/as. Isso nos fica claro quando Jesus diz:

“Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que são as pessoas importantes que exercem poder sobre as nações. Não será assim entre vós. Ao contrário, quem desejar ser importante entre vós será esse o que deva servir aos demais. E quem quiser ser o primeiro entre vós que se torne vosso escravo” (Mt 20.25-27).

A Ordem da toalha não foi revogada. Até o Dia que Ele voltar, a ninguém é permitido o ato de a enrolar e jogá-la de lado. As seguintes palavras ecoarão sempre na alma de quem tem um chamado: “Vocês me chamam de Mestre e de Senhor e têm razão, pois eu sou mesmo. Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz” (Jo 13.13-15). A túnica sem costura que os soldados, em João 19.23-24, tiraram de Jesus e lançaram sorte sobre ela, pois era muito cara, significa a túnica sacerdotal, portanto, antes de usar vestes sacerdotais, nós devemos fazer o uso da toalha. É preciso e precioso que nela estejamos enrolados e lavemos os pés daqueles/as que, no Evangelho seguem ao nosso lado!

Em Cristo Jesus,

José do Carmo da Silva,
pastor na IM em Votuporanga (SP)

Publicado no Informativo Regional

Gostou desse artigo? Passe adiante!

Compartilhar no facebook
Compartilhar
Compartilhar no twitter
Compartilhar
Compartilhar no linkedin
Compartilhar
Compartilhar no pinterest
Compartilhar