Toda liderança que primeiramente não se submete a Cristo e a seu Evangelho, certamente será tirânica. Tal liderança, no lugar de autoridade, exercerá o autoritarismo; em vez de diálogo, usará a imposição da força. Seu olhar não focará pessoas como são, antes, em cada ser humano enxergará números, cifras, degraus para alcançar seus projetos. Ainda que fale em Cristo, seus atos a distanciam dele.
“levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu- se com ela.” (Jo 13.4).
Quem conhece as Escrituras, e é conhecido/a pelo Espírito que o/a inspirou e nos ensina, sabe que a metodologia do Mestre, que veio do Alto, é de baixo para cima, todavia, coloca acima os/as que, segundo os seus ensinos, humildemente se postam abaixo. Tal metodologia, há dois milênios, vem constrangendo corações, subvertendo sistemas humanos, pois transforma servos/as em senhores/as e senhores/as em servos/as. Isso nos fica claro quando Jesus diz:
“Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que são as pessoas importantes que exercem poder sobre as nações. Não será assim entre vós. Ao contrário, quem desejar ser importante entre vós será esse o que deva servir aos demais. E quem quiser ser o primeiro entre vós que se torne vosso escravo” (Mt 20.25-27).
A Ordem da toalha não foi revogada. Até o Dia que Ele voltar, a ninguém é permitido o ato de a enrolar e jogá-la de lado. As seguintes palavras ecoarão sempre na alma de quem tem um chamado: “Vocês me chamam de Mestre e de Senhor e têm razão, pois eu sou mesmo. Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz” (Jo 13.13-15). A túnica sem costura que os soldados, em João 19.23-24, tiraram de Jesus e lançaram sorte sobre ela, pois era muito cara, significa a túnica sacerdotal, portanto, antes de usar vestes sacerdotais, nós devemos fazer o uso da toalha. É preciso e precioso que nela estejamos enrolados e lavemos os pés daqueles/as que, no Evangelho seguem ao nosso lado!
Em Cristo Jesus,
José do Carmo da Silva,
pastor na IM em Votuporanga (SP)
Publicado no Informativo Regional