Planos podem dar certo

Muitas pessoas fazem planos para suas vidas. Elas gastam muito tempo pensando na concretização dos seus sonhos, mas se esquecem de envolver o Senhor em seus projetos de vida. Existem dois perigos de você não envolver Deus em seus sonhos e projetos:

a) Se o que sonhamos e planejamos não for da vontade do Senhor isso pode atrapalhar os planos dEle para nossa vida, os quais são muito melhor para nós (Jr 29.11; Rm 12.2);

b) Se o que planejamos não tem a ação de Deus a frente corremos grande risco de tudo dar errado, mesmo que seja algo bom.

Os texto bíblico de Provérbios 16.1-3 nos ensina a lidar com nossos planos:

1) Peça A Confirmação De Deus (Vr. 1)Precisamos pedir a Deus que nos confirme se o que desejamos é a Sua vontade para nossa vida. Quando fazemos algo debaixo da direção do Senhor a vitória é garantida. O contrário também é verdadeiro, quando fazemos algo sem a confirmação de Deus corremos o risco de ter que lidar com muitos prejuízos. Uma das maneiras de perceber a confirmação de Deus é sentir a paz de Cristo (não a nossa paz) em nosso coração (Cl 3.15), ou seja, não devemos fazer coisas baseadas em decisões que tomamos cheios de incerteza e inquietude.

2) Teste Suas Motivações (Vr. 2) – Precisamos testar as motivações que nos levam a desejar as coisas e considerar que isso ou aquilo seja importante e/ou necessário para nossa vida. O nosso coração é enganoso (Jr 17.9-10) e pode desejar coisas que não são importantes para nós. Por isso, o Senhor prova os nossos corações (Sl 139.23-24; Pv 17.3), pois sabe que podemos desejar coisas que nos fazem mal (Pv 16.25). Deus pode usar pessoas que nos ajudam a verificar qual a real motivação e intenção do nosso coração.

3) Confiar A Deus (Vr. 3) Precisamos confiar ao Senhor os nossos planos. Isso quer dizer que devemos pedir a benção dEle, afim de que o que sonhamos e planejamos dê certo. Para isso, precisamos entregar e consagrar nossos sonhos e planos a Ele (Sl 37.4-5). Demonstramos que entregamos nossos planos a Deus quando vivemos constantemente na dependência do Senhor reconhecendo que precisamos dEle.

Quais sonhos e planos estão enchendo seu coração? Deus tem aprovado seus sonhos e planos? Quais as atitudes demonstram que você tem confiado seus sonhos e planos ao Senhor?  

É muito importante termos a aprovação do Senhor sobre nossos sonhos e planos. Quando Deus nos abençoa, nossos planos dão certo!

Estudo 1 dos grupos pequenos da Igreja Metodista em Cassilândia/MS

Gostou desse artigo? Passe adiante!

Compartilhar no facebook
Compartilhar
Compartilhar no twitter
Compartilhar
Compartilhar no linkedin
Compartilhar
Compartilhar no pinterest
Compartilhar