O Departamento Regional de Trabalho com Crianças (5ªRE) realizará em outubro a Campanha “Eu oro com os meus filhos”. O objetivo é motivar a devocional em família, especialmente, a prática da oração com as crianças.
A Campanha ocorrerá durante todo o mês de outubro. A proposta é ter pelo menos dez minutos de oração com a criança diariamente. Os pais podem iniciar com a leitura de um versículo bíblico, orar pelos pedidos de oração da família, orar abençoando o/a filho/a, etc. Recomendamos que escolham o melhor horário e local para esta devocional.
Na Bíblia encontramos orientações de horários para a devocional da família: “tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” (Dt 6.7). O texto destaca o começo e o fim do dia, assim que levantamos e antes de dormirmos. Também, a hora das refeições e do convívio. Ou seja, sempre é tempo de devocional em família. Publicaremos no site da 5ªRegião e no facebook do departamento dicas e sugestões para auxiliar neste momento.
Compreendemos que as crianças são discípulos em treinamento e não discípulos do futuro. Como cristãos metodistas devemos ensinar nossos filhos as práticas das obras de misericórdia e dos atos de piedade. É imprescindível servir a Deus em família para o desenvolvimento da fé.
A criança aprende pelo exemplo e a repetição. Se os pais forem praticantes das disciplinas espirituais (oração, leitura da Palavra e jejum) os filhos observarão o testemunho e vão reproduzir. Mas, as crianças precisam ser incluídas pela família.
É preciso motivar a criança a ter uma vida devocional a Deus, conforme o entendimento e capacidade de cada idade. Eles devem crescer experimentando a presença de Deus em casa e na Igreja.
As pesquisas mostram que 70% das crianças que cresceram nas Igrejas não permanecem quando crescem, e, ainda, abandonam a fé cristã. O principal motivo é a falta de um relacionamento com Deus. As crianças ouvem histórias sobre Jesus Cristo assim como ouvem sobre contos de fadas, fábulas, super-heróis. Quando crescem compreendem que os personagens destas estórias não são reais. Se elas não tiverem desenvolvido a fé e o amor a Deus, também não crerão Nele e aprenderão a viver alienados do Seu plano de salvação.
A família deve ser um ambiente seguro e motivador do desenvolvimento da salvação, da santidade e do serviço. A Igreja é parceira do discipulado. Mas para a família foi dado a responsabilidade de discipular (Deuteronômio 6.4-9 – Regra de Ouro do Discipulado de Filhos). Que sejamos pais discipuladores. Que ensinemos as gerações o amor e a obediência a Jesus Cristo.
Contamos com a sua participação e divulgação desta Campanha: “Eu Oro com Meus Filhos”.
Departamento Regional de Trabalho com Crianças 5ªRE