A experienciação da paz que excede todo entendimento humano.
Você já ouviu alguém dizer que a Bíblia é um manual para o nosso dia a dia? Que ela nos foi dada para ensinar-nos como podemos desfrutar de uma qualidade de vida física, emocional e espiritual?! Bom, isto é verdade! A Bíblia traz orientações sobre todo tipo de assunto e um deles é o cuidado com a nossa mente.
Neste mês de setembro é enfatizada a importância dos cuidados com a Saúde Mental e nós, como cristãs e esposas de pastores, não poderíamos deixar este assunto tão importante “passar batido” sem uma reflexão bíblica, né?!
Em Filipenses 4:6-7 diz: “Não vivam ansiosos por coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-Lhe por tudo que Ele já fez. Então, vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento humano e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus.”
Este texto nos traz um grande ensinamento sobre como devemos cuidar da nossa mente: não ficando ansiosos, confiando no Senhor e entregando a Ele todos os nossos pedidos e agradecendo por tudo o que já recebemos. Então, o apóstolo Paulo continua o texto nos trazendo uma palavra de esperança dizendo que, se seguirmos esses 3 passos do versículo 6, desfrutaremos da paz que excede todo entendimento humano.
Quem não quer desfrutar de uma paz inexplicável? Uma paz que enche nossos corações mesmo em meio às lutas?! Um sentimento de que tudo vai ficar bem independente do período ruim em que estou vivendo?!
Com certeza TODAS QUEREMOS!
E, para nos sentirmos assim, para desfrutarmos de algo tão grandioso, o apóstolo nos ensina que precisamos deixar aos pés do Senhor toda ansiedade que nos desestabiliza emocionalmente, ela que gera preocupações que nos impedem de enxergar tudo o que o Senhor JÁ NOS DEU e nos limita a olhar Dele, em oração, nossos pedidos e agradecê-Lo por Quem É pelo que tem feito em nossas vidas. somente àquilo que ACHAMOS QUE NOS FALTA; precisamos colocar diante
Desta forma, poderemos experimentar a paz que excede todo entendimento humano e esta paz guardará nossos corações e mentes de todos os gatilhos emocionais que vierem para nos atrapalhar no dia a dia, um cuidado especial do nosso Pai, que Se importa TANTO conosco e FAZ TUDO TÃO PERFEITO que nos orienta em como devemos cuidar de todas as áreas da nossa vida, inclusive nossa saúde mental.
O Senhor se preocupa conosco nos maiores e menores detalhes, Ele não se esquece de nada! Como prova disso, deixou-nos orientações para cuidarmos de todas as áreas das nossas vidas, inclusive de nossa Saúde Mental.
No texto de Filipenses 4:6-7 vimos que o apóstolo Paulo nos traz instruções de como não sermos tomados pela ansiedade que nos permeia todos os dias, ele nos ensina que precisamos “desocupar” nossa mente de todas as preocupações e depositar tudo isso em oração.
Mas, como todas as obras de Deus são completas, Ele não faz nada pela metade, o Senhor nos mostra também que não podemos deixar nossa mente “vazia”, então Paulo nos traz um direcionamento de quais são os sentimentos com que devemos nos preencher.
“Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.” Filipenses 4:8
Vimos neste versículo que, para termos uma boa qualidade de Saúde Mental, não basta apenas esvaziarmos nossa mente das ansiedades (como nos versos 6 e 7), mas também precisamos nutri-la com outros pensamentos para não sobrar um espaço sequer nela onde o Senhor não habite.
E quais são os sentimentos que devemos buscar diariamente para encher nossas mentes e que nos levem ainda mais próximas à Deus?
Sentimentos BONS! Tudo o que for “verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente”, estes pensamentos SIM vêm do Senhor, estes sentimentos SIM nos aproximarão ainda mais Dele e nos permitirão desfrutarmos de uma experienciação da Saúde Mental que o Senhor tem para nós.
Texto: Letícia David (Projeto Cuidar 5ª.RE)