Graça e paz, amados pastores e amadas pastoras.
Sabemos que em nossa vida diária, às vezes pode até parecer que estamos “matando um leão ou urso, mas então, aparece um novo Golias”. Gosto do texto de nosso irmão Paulo de Tarso em 2 Coríntios 4:8,9: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos…”. Não parece que esse ano está sendo ainda mais desafiador?
O nosso segundo semestre promete ser de grandes embates no aspecto jurídico e administrativo diante dos assuntos que todos/as já sabem e temos acompanhado nos últimos meses. Não mistificando os fatos segundo o animismo, mas acreditando que a palavra do nosso Senhor é verdadeira dentro do aspecto da paternidade de Deus, fica evidente que é necessário não naturalizar o espiritual e nem espiritualizar o natural.
Tendo como exemplo os apóstolos e o nosso próprio Senhor Jesus que buscavam ter diante das diversas circunstâncias uma busca diária de oração, temos a direção e os exemplos para enfrentar e obter êxito junto aos textos sagrados. Por isso, deveremos orar e jejuar observando o seguinte:
“Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18:18-20
- Oração
- Concordância
- Unidade
- Perseverança
Logo abaixo é possível encontrar uma escala que chamaremos de Torre da Guarda, de acordo com o texto de Jeremias 6.27: “Por torre de guarda te pus entre o meu povo, por fortaleza, para que soubesses e examinasses o seu caminho.”
Como o Senhor ordenou o profeta Jeremias, assim Ele também faz quando respondemos ao seu chamado para pastoreamos o Seu rebanho. Todos nós sabemos que não podemos nos desviar desse chamado como “Torres da Guarda” do Senhor. Ressalto que a oração e o jejum são uma das maiores heranças que John Wesley nos deixou como exemplo.
COMO FUNCIONA A NOSSA TORRE DE GUARDA:
- Escala. Acontecerá das 18h às 18h. Esse é o turno da escala de oração e Jejum. Exemplo: irá iniciar às 18h do dia 07/07 até 18h do dia 08/07. O outro turno irá iniciar às 18h do dia 08/07 até as 18h do dia 09/07 e assim sucessivamente.
- Período de Jejum. Serão 24 horas de jejum, podendo consumir somente líquidos (água, suco, leite, etc…), em função de muitos que tomam remédios. Porém, nada sólido ou pastoso deverá ser consumido.
- Oração. O plantão da guarda acontecerá às 18h, 24h, 06h,12h e terminará às 18h, repassando a guarda.
- Concordância. Para que ela aconteça, envie um WhatsApp para o seu companheiro ou companheira de escala para lembrar do turno. Por esse motivo, procuramos manter você junto ao seu distrito.
- Perseverança. Lembre-se, o maior inimigo dela é o esquecimento, por isso, programe-se.
- Unidade. Para isso, não deixe de orar pelos seguintes alvos:
- Pela nossa própria escala de oração e Jejum (Torre da Guarda);
- Pelos pastores e pastoras e seus familiares;
- Pelo nosso Bispo e pelo colégio Episcopal, juntamente com todos os seus familiares;
- Pelos nossos colaboradores da sede Regional e Nacional;
- Pela Rede de Educação Metodista;
- Pelos Pedidos particulares e de sua Igreja local.
Não deixe de orar também pelos seguintes eventos:
- Uma Semana Pra Jesus;
- Treinamento Missionário Transcultural (CIEMAL) – Panamá;
- Cursos: POV/CFE/CFM do Instituto Bispo Silla Franco;
- Encontro de Presidentes de AMAS, com o Bispo;
- Dia do Juvenil;
- Dia da Escola dominical;
- Projeto Plantação e Revitalização de Igrejas (MAE);
- Reunião de Avaliação e Planejamento 2020 – Min. Regionais e Federações;
- Encontro Nacional de Pessoas que Trabalham com Crianças (DRTC);
- Reuniões Administrativas (COREAM);
- 4ª Vigília Regional – Minha Herança É Ser Livre em Piracicaba. (UNIMEP);
- Dia das Crianças;
- Imersão Regional no Discipulado (Câmara de Discipulado);
- Grande Encontro de Jovens e Juvenis;
- Encontro Regional de Homens e Mulheres;
- 43º Concilio Regional.
Solicito a todos e todas que durante essa nossa campanha, com o objetivo de ampliar a unidade e concordância, que nos cultos de domingo à noite antes de impetrar a benção apostólica, pudéssemos ler e orar pelos alvos acima citados.
OBSERVAÇÃO: Os/as amados/as pastores/as poderão envolver a sua igreja local e o seu ministério de intercessão como companheiros nessa jornada. Porém, não se esqueça que a escala e o turno são seus, ou seja, são intrasferíveis. Eles podem ser os “soldados”, mas nós somos as torres da guarda.
Deste já agradecemos a todos e todas, pelo seu empenho como torre da guarda a serviço do nosso Senhor do seu reino, exercendo a nossa mais valiosa herança metodista.
Atenciosamente,
Robson José de Jesus – Pastor e Coordenador Ministério Regional de Oração
Adonias Pereira do Lago – Bispo Presidente da 5ª Região Eclesiástica