Guarde o teu coração

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” Provérbios 4:23

Você tem facilidade de falar de você? Você consegue abrir o “coração”?

O bíblia define o nosso “coração” como o centro do nosso ser. Se constitui naquela parte dentro de nós que habita nossas emoções, vontades e desejos. Além disso, a bíblia associa o “coração” a nossa “mente”, pois ele pensa, imagina e discerne as coisas (Dt 4.39; Dt 29.4; Pv 15.14; Mt 9.4). Ele é tão forte que dirige as nossas atitudes e nos leva a fazer o que ele quer (Ex 35.21; Ex 35.26; Ex 35.29; Ex 36.2; At 5.3). Dessa forma, pode nos motivar a fazer o bem ou o mal. O nosso Deus tem “coração” (1 Sm 2.35; Jr 3.15; At 13.22). Além disso, somente Ele consegue chegar nos lugares mais profundos do nosso “coração” e discernir nossa condição, bem como tratar nosso interior (Sl 44.21; 1 Co 14.25; Jo 2.24-25).

O “coração” humano é enganoso é perigoso. Jeremias 17.9 e Marcos 7.21-23 nos mostram a condição de um coração dominado pelo pecado. A grande obra do Senhor acontece ali. O Senhor tem poder para mudar o nosso coração e, consequentemente, toda nossa vida (Sl 51.10; Is 57.15; Ez 36.26). Quando o Espirito de Deus ganha o nosso coração, toda nossa vida passa a ser governada pelo Senhor. Vejamos como lidar com o nosso coração:

1) Precisamos Permitir Que o Nosso Coração Seja Sondado (Sl 139.23-24) – Muitas vezes, as pessoas fazem coisas sem saber a real motivação que as leva a agir. Toda atitude baseada no instinto é, na verdade, uma atitude tomada pelo coração e geralmente nos prejudica. Por isso, precisamos deixar que Deus prove o nosso coração, ou seja, precisamos permitir que Ele nos mostre o que esta dentro de nós (1 Sm 16.7; Sl 17.3; Pv 17.3; PV 24.12). A melhor maneira de sondar o coração é compartilhar o que estamos sentindo com pessoas de Deus que tem a capacidade de discernir as “raízes” das nossas emoções.

2) Precisamos Tratar Constantemente Nosso Coração (Sl 147.3)O nosso coração sempre precisa fazer manutenção. Constantemente precisamos partilhar o que sentimos para que não sejamos enganados e traídos por nossas emoções, desejos e vontades. Nem tampouco, podemos ser dominados por essas coisas. Tratar o coração é compartilhar o que está nele para que alguém ore por nós e nos ajude a colocar cada coisa em seu devido lugar.

3) Precisamos Ter a Palavra de Deus em Nosso Coração (Sl 119.11)A Palavra de Deus é o instrumento que o Senhor usa para proteger nosso coração de nós mesmos e governar a nossa vida (Hb 4.12). Por isso, precisamos nos “encher” com os princípios do Reino de Deus para ter um “coração” saudável.

PARA REFLETIR:
Quem é o Dono do Teu Coração?
Você Trata Seu Coração Constantemente?
Existe Alguma Coisa no Seu Coração Que Não Deveria Estar Aí?  

Cuide constantemente de seu coração para que você viva o melhor de Deus para sua vida.

Gostou desse artigo? Passe adiante!

Compartilhar no facebook
Compartilhar
Compartilhar no twitter
Compartilhar
Compartilhar no linkedin
Compartilhar
Compartilhar no pinterest
Compartilhar