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Escola Dominical: Espaço de missão, formação e discipulado Escola Dominical: Espaço de missão, formação e discipulado
Falar de escola Dominical e de Educação Cristã na Igreja Metodista é falar de coisas que, desde o início de sua história, foram consideradas... Escola Dominical: Espaço de missão, formação e discipulado

Falar de escola Dominical e de Educação Cristã na Igreja Metodista é falar de coisas que, desde o início de sua história, foram consideradas prioritárias para o desenvolvimento da salvação e da vida cristã. A educação está na base da experiência cristã. Ela é uma ação divina na vida humana, obra da graça de Deus que possibilita o seu desenvolvimento.

A “paternidade” da Escola Dominical é atribuída a Robert Raikes, embora, antes dele, uma metodista chamada Hanna Ball tenha iniciado um trabalho de ensino da Bíblia para crianças aos domingos. Raikes foi responsável por um “movimento” chamado Escola Dominical que, rapidamente, se espalhou por todo o Reino Unido alcançando milhares de crianças e jovens.

A Escola Dominical, em sua origem, foi uma ação missionária voltada para crianças e adolescentes entre seis e 14 anos, que estavam em situação de risco e vulnerabilidade. O ensino da Bíblia fazia parte dessa Escola, mas o conteúdo ia além dela: ensinava-se moral e cívica, leitura, gramática e aritmética.

Outra característica importante a destacar é que a Escola Dominical foi fruto de um movimento leigo, os seus principais agentes não eram clérigos, mas pessoas não ordenadas que se sentiram vocacionadas para esse ministério. Não apenas no início, mas ao longo de sua história, a Escola Dominical se constitui num espaço privilegiado de serviço cristão e de formação de pessoas para os diferentes ministérios.

É também, estreita a relação entre Escola Dominical e Missão: na expansão missionária da Igreja Metodista, a educação sempre ocupou lugar de destaque. A Escola Dominical, em particular, foi importante espaço de evangelização. Boa parte de nossas igrejas, por exemplo, começou com a Escola Dominical, geralmente, com crianças.

Além disso, a Escola Dominical é um privilegiado espaço para o desenvolvimento da comunhão e crescimento humano. Nela, desde a infância, somos estimulados/as ao exercício de interpretar o texto sagrado lançando luz sobre a realidade da vida; a trocar experiências; a falar e a ouvir o/a outro/a. Ela cria um ambiente e uma dinâmica propícios para o desenvolvimento da afetividade e comprometimento mútuo. Escola Dominical é lugar de discipulado!

Essas são apenas algumas razões que nos levam, neste mês em que celebramos o Dia da Escola Dominical, a agradecer a Deus por tão importante meio de graça, e a renovar nosso compromisso com sua manutenção, revitalização e expansão.

Eber Borges da Costa, pastor coadjutor na IM Central em Campinas (SP) e Coordenador Nacional de Educação Cristã