Pesquisar

Ano novo, antigo desafio de pregar a Palavra de Deus

O ano de 2020 já se foi, um ano desafiador, literalmente, para todo o mundo. Aconteceram e ainda estão acontecendo muitas coisas; apesar de esforços dos profissionais da saúde e de outras áreas, temos muitas perdas: vidas, econômicas, relacionamentos distanciados, riscos de contaminação, vacinação ainda sendo definida, governos contraditórios, porém, a missão da Igreja não parou e a Palavra de Deus não deixou de ser anunciada, dos mais diversos meios.

O ano de 2021 chegou, de início demonstrando um pouco de instabilidade, precisando de reconstrução em várias áreas da vida humana, social e econômica e porque não dizer na vida da Igreja e sua missão de pregar a Palavra de Deus a toda criatura humana e de fazer discípulos/as de todas as nações. Vamos em frente com ânimo e coragem. A vida não pode parar e a obra de Deus também não para.

Sei que a preocupação de muitos/as está focadas em muitas coisas neste início de ano e de fato há muitas áreas a serem trabalhadas: vidas pessoais, trabalho, Igreja e sociedade, porém, não podemos deixar de lado e em segundo plano o anúncio das Boas Novas da Palavra de Deus. Apesar de vermos nas mídias a Palavra sendo anunciada de diversas maneiras e meios, a grande maioria foi online e de certo modo continuará sendo, pois estas práticas de comunicar a Palavra, vieram para ficar. Contudo, não há melhor maneira de apresentar a Palavra senão por meio da nossa vida, testemunho, olhares, palavras face a face, com demonstração de amor e graça quando nos comunicamos uns com outros/as.

Acreditamos que a pandemia nos limitou neste aspecto, mas irá passar e a velha e boa forma de comunicar o Evangelho também voltará, e mais forte que antes, para a glória de Deus!

Sabemos que Jesus Cristo está às portas, sua vinda é certa, portanto, precisamos estar atentos aos sinais de sua vinda. Dentre os sinais estão o esfriamento do amor de quase todos/as, a distorção da Palavra, a Igreja será perseguida, os cristãos e cristãs odiados/as, traições de uns para com os outros, aumento da maldade, falsos líderes. Jesus disse que aqueles/as que permanecerem firmes até o fim serão salvos/as. Logo após, Ele diz que um dos sinais será a pregação do Evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. (Mt 24.9-14). Em Habacuque 2.14 lemos: “E a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar”. O apóstolo Paulo, em Romanos 1.8 diz: “Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm”. Em Atos 4.31 lemos: “Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus”.  E no Salmo 68.11: “O Senhor anunciou a palavra, e muitos mensageiros a proclamavam” (versão NVI) e “O Senhor deu a palavra, e grande é o exército das mensageiras das boas-novas” (versão atualizada).

A palavra que Deus coloca em meu coração para transmitir a vocês é de que enquanto reconstruímos nossas vidas e Missão, enquanto vigiamos em nossa fé, precisamos, todos os cristãos e cristãs, sermos anunciadores apaixonados da santa e poderosa Palavra Viva do Deus Vivo. A sociedade, as pessoas do mundo inteiro estão precisando ouvir novamente, sob a unção do Espírito Santo, a Palavra Viva de Deus recheada de fidelidade, lealdade, amor genuíno, confiança em sua veracidade, cheia de graça, de compaixão, por quem a anuncia. Pregada com ousadia, intrepidez, sabedoria e autoridade, por quem nela confia de fato e de verdade, mas pregada em todo o tempo e em todo o lugar e de todas as maneiras possíveis, em especial por meio de relacionamentos saudáveis e intencionais, pois fomos chamados/as para esta Missão e nesta obra nenhum discípulo e discípula deve ficar de fora, porque não desejamos que ninguém fique para trás quanto à salvação em Jesus Cristo.  

Pretendo então responder algumas questões vitais para nos conscientizarmos da seriedade de nossa missão e da profundidade da obra que Deus confiou a cada um/a de nós. Pretendo deixar que o texto sagrado fale mais que meus comentários, crendo que o Santo Espírito lhe inspire para ler e refletir nesta mensagem. Atente para as expressões destacadas em negrito!

1. Ministério da Palavra exercido por poucos/as ou muitos/as. Qual será a sua filosofia ministerial, seja você clérigo/a ou leigo/a?

“Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus. Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus” (Atos 4.29-31).

“Pelo contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel: Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão” (Atos 2.16-18).

Preciso lhe dizer que a Palavra precisa ser anunciada por todos os cristãos e cristãs? Porventura, João Wesley não disse que todo/a metodista precisa estar pronto para pregar?

2. Pregar a Palavra ao mundo. De quem é a responsabilidade?

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28.19-20).

“E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.  Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados” (Marcos 16.15-18).

Lembrando a todos/as nós, que Jesus Cristo disse estas palavras após a sua ressurreição e antes de sua ascensão, deixando claro qual seria a essência da missão da Igreja no mundo. Você e eu recebemos esta ordem de nosso Senhor. Que tal obedecermos à risca em 2021? Que tal viver este nobre e poderoso propósito de vida cristã? É responsabilidade de cada discípulo e discípula pregar a Palavra de Deus ao mundo, não apenas uns poucos líderes e evangelistas.

O que fazer na prática? Dentre outras coisas, orar muito por você e seu povo, até que do Alto seja revestido de poder. Poder do Espírito Santo, para que a Palavra seja vivida e pregada com ousadia neste ano. Não tem outro segredo para que a Igreja seja obediente e cumpra seu propósito no mundo!

Palavra do Bispo IR 143

Gostou desse texto? Passe adiante!

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar