Acontece:
Translate:





Untitled document

MAIO E JUNHO - 2010

Um Pouco de História - Hino "Jesus, Pão da vida"
Rev. Paulo Dias Nogueira


Enquanto, ó Salvador, Teu livro eu ler,
Meus olhos vem abrir; pois quero ver
Na mera letra, além, o que, Senhor,
Nos revelaste em teu imenso amor.
À beira-mar, Jesus, partiste o pão,
Satisfazendo ali a multidão.
Da vida o Pão és Tu; vem, pois, assim,
Nutrir-me até entrar no céu, enfim.

Queridos irmãos e irmãs Graça e Paz!

Gostaria de compartilhar com todos vocês a história de um hino muito utilizado em nossas liturgias antes da proclamação da Palavra. Trata-se do Hino nº 141 do Hinário Evangélico, intitulado: “Jesus, Pão da Vida”. Sua autora foi Mary Artemisia Lathbury (1841-1913). Era filha do pastor metodista Rev. John Lathbury e tinha dois irmãos, também pastores metodistas.Logo cedo revelou seus dotes para a poesia e o desenho, tornando-se professora de artes. No ramo literário foi redatora de vários jornais e revistas, inclusive na publicação de periódicos para o Instituto Bíblico de Chautauqua.

Compartilhando sobre como chegou a desenvolver os seus dons no serviço religioso, ela afirma ter ouvido o Senhor lhe dizer: “Lembra-te, minha filha, de que tens o dom de tecer a imaginação em versos e o dom de, com o lápis, reproduzir imagens que te vêm ao coração. Consagra tais virtudes inteiramente a mim, como fazes com o mais íntimo do teu espírito”.Foi depois de ouvir estas palavras que dedicou o seu talento ao serviço do Senhor.

Entre os vários cursos oferecidos pelo Instituto Bíblico de Chautauqua, predominava o do estudo bíblico. Sentindo, o Dr. Vincent, a necessidade de um hino, especial relacionado àquela matéria, solicitou à Srta. Lathbury, sua auxiliar, que o escrevesse. Ela o atendeu e, durante o verão de 1877, compôs “Enquanto, ó Salvador, Teu livro eu ler”. O hino é baseado no milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, operado pelo Senhor para alimentar a multidão cansada e faminta que O cercava junto ao mar da Galiléia. É uma prece ao Senhor suplicando-lhe que conceda a visão para enxergar o sentido profundo das Santas Escrituras “além da mera letra”!

O tradutor deste hino para o português foi o irmão. Henry Maxwell Wright (1849-1931). Ele contribuiu grandemente para a hinologia brasileira, pois escreveu cerca de 151 hinos e 42 coros, muitos dos quais constam no Hinário Evangélico. Este hino é cantado com a música “Bread of Life” (Pão da Vida), de autoria do Sr William Fisk Sherwin (1826-1888).Louvado seja Deus pelas vidas de nossos irmãos: Mary Artemisia Lathbury, Henry Maxwell Wright e William Fisk Sherwin que nos proporcionaram a oportunidade de cantar este belo hino. Que possamos com verdade e fé, entoar este belo hino ao Senhor, colocando-nos à disposição dos desafios proclamados por Sua Palavra. Mais que uma bela música, que esta seja a oração de um povo submisso ao Senhor. Que Deus nos abençoe!.

FONTE: Boletim "Mensageiro" - Catedral Metodista de Piracicaba


Rev. Paulo Dias Nogueira
Pastor Titular da Igreja Metodista Central de Piracicaba

 




INFORMATIVO - Março - Abril

Informativo Regional
Clique na Imagem ao lado para ler ou fazer o download do IR nº 119

Busca de Conteúdos no Portal

Encontre
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente!


ISAÍAS 5.11

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
5ª Região Eclesiástica - Rua Anchieta, 229 (esquina com Rua Santos Dumont) - Vila Ercília - São José do Rio Preto - SP - Cep 15013-010 - Fone: 17 3353.1198
Desenvolvido por: