Acontece:
Translate:


Ministério Regional do Meio Ambiente lança programa "Mordomos da Criação"






Untitled document

O Ministério Regional de Meio Ambiente e Ecologia lança o programa de incentivo à preservação e proteção do meio ambiente na igreja metodista da 5ª região, intitulado “MORDOMOS DA CRIAÇÃO”

 

“Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar.” (Gn 2.15). 

 

No princípio, Deus deixou a cargo da humanidade o cuidado de um mundo belo e perfeito. Esperava que o homem fosse digno de confiança na função de mordomia dos recursos naturais que Ele deixou sob sua responsabilidade, mas, após a queda, esse homem vem degradando cada vez mais o meio ambiente, ou seja, não tem expressado o devido cuidado com os animais, tem poluído e contaminado o ar, as águas e o solo; tem desmatado as florestas, desprezado os lindos bosques e jardins, atingindo até o próprio ser humano. A Bíblia diz em 1 Coríntios 4:2 “o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel.”. Ademais, sabe-se que Deus, com zelo e amor, criou todas as coisas julgando-as como boas. Portanto, a Igreja não pode mais se manter inerte frente às degradações e desrespeito à criação e, com efeito, nosso dever como filhos e herdeiros do Criador é resgatar esse zelo, cuidado e amor à natureza da qual fazemos parte.

O objetivo do programa é incentivar a Igreja Metodista da 5ª Região Eclesiástica à proteção e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais através de ações, recompensas e diretivas que expressam o valor da Criação de Deus.

Visa ainda estimular e capacitar as Igrejas locais, Congregações e Pontos Missionários a implementarem e desenvolverem uma Agenda ambiental estratégica cuja ênfase repousa na gestão de resíduos sólidos, na educação ambiental, na noção de igreja sustentável, na participação em atos públicos voltados ao meio ambiente e ao estímulo à vida saudável com maior contato com o meio ambiente.

Incentivará também as igrejas locais à economia de energia, evitando gastos desnecessários e desperdício de materiais; à redução do consumo de água e de energia elétrica, através do reuso, da reciclagem de materiais e das riquezas naturais de cada cidade.

Com o cumprimento das metas apresentadas, as igreja locais serão certificadas com o selo “MORDOMOS DA CRIAÇÃO”.

Esse programa, além ressaltar as importantes ênfases wesleyanas na questão da criação, dá início às atividades do Ministério do Meio Ambiente e Ecologia aprovado no último Concílio Regional da 5ª Região que reconheceu a importância do assunto em nossos dias, bem como a necessidade de se estimular e de priorizar ações voltadas ao tema.

Neste sentido, o programa conscientizará os membros da Igreja Metodista sobre a importância do meio ambiente ecologicamente equilibrado e sobre a prática de boas atitudes relativas à questão, tanto na igreja como em casa, no dia-a-dia.

Incentivará ainda: a participação dos membros da Igreja na vida política da cidade desenvolvendo a cidadania com a participação em audiências públicas e em reuniões da Câmara Municipal local para apreciação de projetos relativos ao meio ambiente; a participação no que se refere à fiscalização e denúncias de atos que afetem o meio ambiente. Ademais, divulgará o nome da Igreja Metodista, chamando atenção da comunidade em geral quanto aos inúmeros papéis da Igreja e quanto às responsabilidades do ser humano para com o meio ambiente.

Em suma, o programa proporcionará oportunidades de evangelização e bons testemunhos através de passeios ciclísticos, caminhadas ecológicas, piquenique ao ar livre, além de outras ações, que serão propostas como metas em suas respectivas diretrizes. Dessa forma, a Igreja Metodista da 5ª Região, além do fato de ser uma Igreja que cumpre a Grande Comissão outorgada por Jesus Cristo, passará a se destacar também no tocante à defesa, proteção e preservação do meio ambiente, cumprindo o seu papel de mordomia na criação de Deus.

O programa “Mordomos da Criação” foi apresentado à apreciação da COREAM em reunião do último dia 14 de junho e foi aprovado com a seguinte Decisão: “A COREAM aprova o programa. E, a título de incentivo valorizará a iniciativa garantindo nas reuniões ministeriais distritais a participação desta ação para capacitação.”




INFORMATIVO - Julho - Agosto

Informativo Regional
Clique na Imagem ao lado para ler ou fazer o download do IR nº 122

Busca de Conteúdos no Portal

Encontre
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

Torre forte é o nome do Senhor; para ela corre o justo, e está seguro.


PROVÉRBIOS 18.10

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
5ª Região Eclesiástica - Rua Anchieta, 229 (esquina com Rua Santos Dumont) - Vila Ercília - São José do Rio Preto - SP - Cep 15013-010 - Fone: 17 3353.1198
Desenvolvido por: