Acontece:
Translate:


CFM - Curso de Formação Missionária: "Capacitando Discípulas e Discípulos para Plantação de Igrejas"






Untitled document

I. OBJETIVO DO CURSO
Capacitar homens e mulheres que receberam o chamado ministerial laico para a ação de plantar igrejas em lugares onde a Igreja Metodista ainda não se faz presente.

II. ESTRUTURA DO CURSO
O Curso corresponde a 400 horas/aula e será ministrado no sistema semi-presencial (aulas presenciais e uso da plataforma moddle) - EaD. O Curso está organizado em dois núcleos: comum e específico.
O Núcleo Comum corresponde a 120h/a e é composto pelas mesmas matérias do módulo introdutório dos Cursos de Formação de evangelistas e Formação de Diáconos e Diaconisas.
O Núcleo Específico corresponde a 250h/a e é composto de conteúdos que aprofundam, capacitam e apontam desafios para a área específica de atuação do/a Plantador/a de igrejas.
Durante todo o curso o/a aluno/a desenvolve atividades práticas, em forma de Estágio Supervisionado (30h/a), visando fortalecer o princípio da indissossiabilidade da prática e da teoria missiológica, da academia e do campo missionário.

NÚCLEO COMUM
(mínimo de 120 h/a)
Compõe o núcleo comum aos cursos de Formação Missionária, Formação dos/as evangelistas e Formação de Diáconos e Diaconisas os seguintes conteúdos:

a) ÁREA DE BÍBLIA

Introdução à Bíblia.
Ementa: aborda uma visão panorâmica da Bíblia, enfocando temas como o contexto histórico, geográfico e literário das Escrituras Sagradas.
(Prof. Levi Silvestre da Silva)

Métodos de Estudo da Bíblia.
Ementa: apresenta recursos e técnicas de estudo e com destaque para uma leitura bíblica na realidade brasileira. Objetiva oferecer um panorama, técnicas e estratégias para a utilização da Bíblia nas atividades que envolvem as ações da Igreja.
(Prof. Levi Silvestre da Silva)

b) ÁREA DE HISTÓRIA, TEOLOGIA E ECLESIOLOGIA

História do Metodismo.
Ementa: Analisa a História do Metodismo utilizando-se de subsídios apresentados pela Ciência Histórica, situando o lugar próprio do movimento metodista na história geral do cristianismo com destaque aos acontecimentos históricos que permitiram o surgimento e a expansão do Metodismo na Inglaterra, EUA e Brasil;
(Prof. Paulo Dias Nogueira)

Teologia Wesleyana e Documentos Metodistas.
Ementa: Apresenta as principais ênfases teológicas do metodismo e as suas práticas sócio-eclesiais mais características, destacando a teologia da graça e distinguindo as tendências e os movimentos que influenciaram de modo peculiar a teologia e a ação de João Wesley. Estuda os documentos que norteiam as ações missionárias da Igreja Metodista no Brasil e sua organização
(Prof. Paulo Dias Nogueira)

c) ÁREA DE MISSÃO

Fundamentos Bíblicos e Teológicos da Missão.
Ementa: Analisa os fundamentos bíblicos e teológicos da missão da Igreja Metodista à luz do PNVM (Plano Nacional para a Vida e Missão) e o PNM (Plano Nacional Missionário), enfatizando a dimensão da inclusão como eixo das ações missionárias.
(Prof. Paulo de Tarso C. Pontes)

Liderança e Missão.
Ementa: apresenta o conceito de liderança como um processo de influência para obter resultados. O/a Evangelista é apresentado como líder que contribui para que os objetivos da Igreja na sua missão de salvação sejam alcançados.
(Prof. Paulo de Tarso C. Pontes)

NÚCLEO ESPECÍFICO (mínimo de 250 h/a)

d) ÁREA DE MISSIOLOGIA

Missiologia Wesleyana em Perspectiva Histórica
Ementa: Apresenta um estudo introdutório do pensamento e prática missiológica dos irmãos Wesley, visando a que o pensamento do movimento wesleyano represente um fundamento teológico pastoral em nossa teologia e prática da missão integral.
 (Prof. Nicanor Lopes)

Missão Urbana:
Ementa: Procura compreender as transformações sociais no Brasil que no último Censo de 2010 indica que mais de 80% da população vive nas cidades e 25% da população em apenas 10 cidades (metrópoles ou megalópoles). Tendo como paradigma a missio Dei [missão de Deus] o tema entende que este é o  palco da ação missionária da maioria das igrejas e também considera que em alguns casos não pode esquecer-se da missão em áreas rurais uma vez que ainda existe a presença de aspectos da cultura rural no contexto urbano.
(Prof. Nicanor Lopes)

e) ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - UM OLHAR MISSIOLÓGICO

História das Missões
Ementa: Estuda os grandes movimentos missionários, priorizando o metodismo na Inglaterra, Estados Unidos e Brasil; aborda, também, os fundamentos e as diferentes práticas de Missão e Evangelização no contexto moderno.
(Prof. Paulo Dias Nogueira)


Gestão de Projeto.
Ementa: capacita o missionário a elaborar, implementar e avaliar o projeto de plantação da igreja ou das igrejas, bem como a organizar a nova estrutura adninistrativo-eclesiástica da comunidade nascente.
(Prof. Manoel Carlos)

Análise de Conjuntura - Contextualização.
Ementa: Auxilia o missionário na compreensão da análise de conjuntura política, social, cultural e eclesiológica do contexto geral do país e mais especificamente do local onde se plantará a igreja.
(Prof. Manoel Carlos)

Antropologia Cultural.
Ementa: Apresenta o homem como construtor de seu meio cultural, através de estudos específicos do campo de conhecimento da antropologia em correlação com outras ciências sociais e humanas.
(Prof. Paulo Dias Nogueira)

f) ÁREA DE TEOLOGIA PRÁTICA - UM OLHAR MISSIOLÓGICO

Discipulado.
Ementa: aborda as bases bíblicas e teológicas do discipulado a partir dos documentos normativos da Igreja Metodista produzidos pelo Colégio Episcopal. Apresenta também metodologia da implementação e exercício do discipulado nas atividades das igrejas, fortalecendo a dinâmica dos pequenos grupos.
(Prof. Luciano Martins)

Educação Cristã.
Ementa: apresenta os conteúdos próprios da Educação Cristã com ênfase na Escola Dominical e os princípios de implementação, organização e desenvolvimento ressaltando seu potencial evangelístico.
(Profª Rosana de Fátima Pires)

Espiritualidade do/a Missionário/a.
Ementa: estuda, incentiva e promove uma prática de espiritualidade que fortaleça o trabalho missionário com ênfase no discipulado, tutoria/mentoria, autoconhecimento, e saúde integral (física, mental e espiritual).
(Prof. Paulo Dias Nogueira)

Evangelização – Estratégias, sugestões e partilha.
Ementa: oferece técnicas de evangelização criativa que auxiliarão o/a missionário/a a apresentar o evangelho de Cristo e a divulgar os trabalhos da nova igreja.
(Prof. Oséias de Paula David)

Comunicação do Evangelho - dentro e fora da igreja.
Ementa: No contexto de um mundo cada vez mais globalizado, pluricultural, pluriétnico e plurireligioso a Teologia Prática é provocada a discernir os sinais de uma Comunicação do Evangelho que responda com criatividade aos desafios da Missão Evangelizadora.
(Prof. Paulo Dias Nogueira)


Estágio Supervisionado (mínimo de 30 h/a).
Ementa: acompanha, através de um/a supervisor/a, a experiência pessoal da prática de plantação de igreja no local apresentado pelo/a aluno/a. Trata-se de aulas práticas no contexto do Campo Missionário.
(Prof. Paulo de Tarso C. Pontes)


Plataforma de EaD.
Ementa: acompanha os alunos através da Plataforma Virtual do Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco, promovendo interação entre docentes e discentes na busca da construção coletiva dos saberes  de cada disciplina.
(Prof. Márcio Divino de Oliveira)


III. MÓDULOS
O curso está estruturado em três módulos:


I MÓDULO
História do Metodismo
Teologia Wesleyana e Documentos Metodistas
Introdução à Bíblia
Métodos de Estudo da Bíblia
Fundamentos Bíblicos e Teológicos da Missão
Liderança e Missão

II MÓDULO
Missiologia Wesleyana em Perspectiva Histórica
Missões Urbanas
História das Missões
Antropologia Cultural
Gestão de Projeto
Análise de Conjuntura - Contextualização

III MÓDULO
Discipulado
Estágio Supervisionado
Espiritualidade do/a Missionário/a
Comunicação do Evangelho
Educação Cristã
Evangelização – Estratégias, sugestões e partilha

IV. HABILITAÇÃO
Ao final do Curso o Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco (IEMBSF) oferece Certificado de Conclusão do Curso que habilita ao missionário a consagração e envio em nível local ou distrital. Havendo interesse da Região Eclesiástica, a partir de decisão episcopal, o egresso do curso pode receber designação na forma da regulamentação do Missionário Designado para a plantação de igreja em área prioritária da Região Eclesiástica.

V. CORPO DOCENTE

Prof. Paulo Dias Nogueira
Bacharel em Teologia (UMESP); Graduado em História (UFMT); Mestre em Ciências da Religião - Teologia Prática (UMESP); Radialista - Locução (SENAC), Diretor do Instituto Educacional Metodista Bispo Scilla Franco; Pastor da Igreja Metodista no Jardim Pacaembu - Campinas; Presidente do Conselho Diretor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (UMESP).

 

 

Prof. Levi Silvestre da Silva
Bacharel em Teologia (UMESP); Pastor da Igreja Metodista Asa Sul em Brasília - DF.



 

 

 

Prof. Paulo de Tarso C. Pontes

Bacharel em Teologia (UMESP); Pastor da Igreja Metodista em Cassilândia - MS; Superintendente do Distrito do Mato Grosso do Sul II; Coordenador Regional de Expansão Missionária (IM); Membro da Câmara Nacional de Discipulado (IM).

 

 

 

Prof. Nicanor Lopes
Bacharel em Teologia (UMESP); Mestre em Ciências da Religião - Teologia Prática (UMESP); Doutor em Ciências da Religião - Teologia Prática (UMESP); Vice-Diretor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (UMESP); Foi Missionário na Alemanha (Nürnberg) de 1994-1997; Membro da Coordenação Regional de Ação Missionária (COREAM-5ªRE - IM); Pastor da Igreja Metodista em Monte Mor - SP.

 


Prof. Manoel Carlos
Bacharel em Teologia (UMESP); MBA em Gestão Empresarial (FGV); Graduado em Liderança pelo Instituto Haggai; Pastor da Igreja Metodista no Jabaquara - SP; Professor Local do Instituto Haggai.


 

 

Prof. Luciano Martins
Bacharel em Teologia (UMESP); Pastor da Igreja Metodista em Cândido Mota - SP; Superintendente do Distrito de Marília (Igreja Metodista); Membro da Câmara Nacional de Discipulado (Igreja Metodista).


 

 

Profª Rosana de Fátima Pires

Bacharel em Teologia (UMESP); Pastora da Igreja Metodista Central de Campinas - SP.



 

 

 

Prof. Oséias de Paula David
Bacharel em Teologia (FABTEO); Pastor da Igreja Metodista em Nova Granada - SP. Cursos: Ministério Esportivo - Atletas de Cristo e Coalização Brasileira de Ministérios Esportivos (CBE); Evangelização Urbana e Tribos Urbanas - FLAM (Faculdade Latino Americano de Teologia Integral); Promotor de Missões - Junta de Missões Mundiais     (JMM) e Junta de Missões Nacionais (JMN); Mobilizador Missionário - Missões Horizontes America Latina. Evangelização para comunidade LGBT e Marginalizados - Missão CENA (Comunidade Evangélica Nova Aurora).



Prof. Marcio Divino de Oliveira
Bacharel em Teologia (UMESP); Graduado em Filosofia (UNIMEP); Especialista em: Psicopedagogia (UGF); Metodologia do Ensino Fundamental (UFG); Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF) e Gestão de Pessoas e de Projetos Sociais (UNIFEI). Mestre em Ciências da Religião - Teologia Prática (UMESP); Pastor da Igreja Metodista em Marília - SP.

 

VI. INVESTIMENTO
R$ 185,00 - cada módulo
R$   90,00 - cada hospedagem

VII. DATA E LOCAL
29 e 30 de março - MÓDULO II
20 e 21 de setembro - MÓDULO III
Acampamento Metodista de São José do Rio Preto

VIII. INSCRIÇÃO (contatos)
Secretaria do Instituto
Fone: (19) 3212 0545
E-mail: institutoscillafranco@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/iembisposcilla.franco
Site: http://www.institutobisposcillafranco.org.br/

IX. OBSERVAÇÃO:
Alunos e alunas que apresentarem o certificado de conclusão do CFE (Curso de Formação de Evangelista) serão dispensados do MÓDULO I. Aqueles que necessitarem de cumprir o MÓDULO I, poderão fazê-lo após a conclusão dos MÓDULOS II e III.

 

Conheça o Instituto Bispo Scilla Franco

DOWNLOADS:

Folder

Folder (verso)



Conteúdos relacionados



INFORMATIVO - Janeiro - Fevereiro

Informativo Regional
Clique na Imagem ao lado para ler ou fazer o download do IR nº 125

Busca de Conteúdos no Portal

Encontre
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.


COLOSSENSES 3.15

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
5ª Região Eclesiástica - Rua Anchieta, 229 (esquina com Rua Santos Dumont) - Vila Ercília - São José do Rio Preto - SP - Cep 15013-010 - Fone: 17 3353.1198
Desenvolvido por: